910464215
Tratamentos
01.
Depressão
O tratamento impede que a depressão não se prolongue e se agrave. Se os sintomas não forem reconhecidos como fazendo parte de uma doença, a avaliação negativa feita pelos outros tenderá a acentuar a fraca imagem pessoal e a reduzida auto-estima.
O suicídio é uma possibilidade que não deve ser esquecida e o tratamento é essencial para reduzir esse risco e permitir a melhoria dos sintomas da depressão.
Existem diversos tratamentos possíveis para a depressão, incluindo-se os medicamentos antidepressivos e a psicoterapia, que deverão ser escolhidos por um profissional credenciado e de forma individualizada. De um modo geral, são tratamentos que devem ser prolongados durante um período de tempo significativo de modo a serem eficazes.
02.
Ataques do Pânico
Os ataques de pânico são episódios espontâneos e súbitos de intenso medo que começam habitualmente de forma abrupta e que duram desde alguns minutos a uma hora. Durante um ataque de pânico, além da ansiedade psicológica, as pessoas apresentam também sintomas físicos muito exuberantes como dor torácica ou gastrointestinal, ou dificuldade em respirar, coração acelerado, entre outros e são frequentemente assoladas por pensamentos negativos, relacionados com a ideia de que algo de mal lhes vai acontecer, como ter uma doença física súbita má ou enlouquecer
03.
Sexologia
A Saúde Sexual é um direito de todos e pressupõe um bem estar físico, emocional, mental e social.
A Consulta de Sexologia Clínica tem como objetivo dar uma resposta especializada e individualizada aos problemas de saúde relacionados com a esfera sexual, quer individualmente quer em casal, e em todas as fases de vida.
04.
Ansiedade
O Transtorno de Ansiedade Generalizada é uma condição cada vez mais comum atualmente. Caracterizado por preocupações excessivas e persistentes, esse transtorno pode prejudicar significativamente a qualidade de vida das pessoas afetadas.
O transtorno de ansiedade generalizada caracteriza-se por uma persistente e excessiva ansiedade ou preocupação, que interfere nas atividades diárias do paciente e pode vir acompanhada de sintomas físicos, tais como: cansaço, inquietação, dificuldade de concentração, tensão muscular e insônia (falaremos dos sintomas mais adiante).
Habitualmente, a ansiedade excessiva está ligada a situações cotidianas, como o trabalho, saúde familiar, questões financeiras ou até mesmo problemas pequenos, como conserto do carro ou encontros com outras pessoas.
05.
Questões LGBTQIA+
Ter uma atitude positiva relativamente às temáticas mais abrangentes da sexualidade, da identidade e expressão de género é um requisito fundamental de qualquer profissional da área da saúde mental. Este nem sempre é o caso e como tal, o meu empenho é proporcionar, além de um ambiente seguro, ferramentas para uma adaptação social mais equilibrada.
06.
POC
Muitas pessoas experimentam uma ou outra vez na vida um pensamento de tipo obsessivo ou comportamento compulsivo, mas no caso da Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC) estes são intensos, persistentes, desagradáveis e interferem com as atividades do dia a dia, gerando ansiedade e atos repetitivos mentais ou comportamentais que reduzem a qualidade de vida. O objetivo fundamental da psicoterapia é reduzir a ansiedade das obsessões, cuja gravidade varia de pessoa para pessoa